A difícil arte de amamentar
- Lise Ortiz
- 21 de jul. de 2016
- 2 min de leitura
A cultura atual exige que as mamães amamentem seus filhos, exclusivamente no peito até 06 meses, e de preferência até os 02 anos de idade. Sempre imaginei que amamentaria meu filho no peito e que teria muito leite, tanto que doaria o excedente. E realmente foi o que aconteceu. Só que não me contaram que pra chegar ai, muita água e muito choro rolariam.
Thayse nasceu de cesária e meu leite demorou 05 dias para descer. Nesse meio tempo ela comia somente o tal colostro e graças a Deus não chorava de fome – acho que tinha reservas porque nasceu realmente grande. No hospital, meu ginecologista olhava meu seio e dizia: imagina está aqui, está descendo!! A nutricionista dizia: nossa, tu vais ter muito leite. Não bastassem os hormônios, a responsabilidade de cuidar de um bebê e tudo mais, ainda tinha essa história do leite para ser mais uma ‘neura’ da mamãe.
Depois de 05 dias, finalmente o leite clarinho. Clarinho…?! É, não foi bem isso, ele às vezes vinha acompanhado do sangue das fissuras no bico do seio. Mas eu tinha esfregado tanto os bicos com aquelas esponjas para eles não serem tão sensíveis!!! Ninguém conta pra uma mamãe novata que amamentar gera dor, sangue e é difícil.
Depois desses primeiros, outros desafios: como acertar no jeito de dar mamar? Qual a melhor posição? Como curar as rachas no seio? E se a criança não consegue a “pega”? Amigas mamães me aconselhavam esse ou outro remédio para o seio, essa ou outra posição para amamentar. Mas e a pega? Lá pelas tantas a Thayse não conseguia pegar o seio, nem eu conseguia ajudar e cada uma chorava para um lado. Foram 15 dias de caos total.
A solução foi a máquina elétrica de tirar leite! Comecei a tirar o leite e dá-lo na mamadeira, ainda assim tentando que ela pegasse o seio concomitantemente. E acreditem, deu certo. Após 15 dias mamãe e Thayse venceram todos esses desafios. Ela mamou até 1 ano e 5 meses -comecei o desmame com 1 ano e 03 meses e decidi fazê-lo nesse período, pois eu estava no meu limite, e não porque ela não queria mais. Doei leite dos 02 aos 08 meses dela. Ainda hoje, volta e meia, Thayse abre minha blusa e diz: mamá.
Construímos uma relação importante nesse processo de amamentação. Mas acredito que mães que não conseguem/podem amamentar podem construir vínculos assim com o bebê, desde que se proponham a isso. Olho no olho, colo, aconchego, carinho, silêncio. Ah, e para as mamães que podem, mas estão com dificuldade de amamentar, hoje já existem consultorias de amamentação!
Lise Mari Nitsche Ortiz
Psicóloga – CPR 07/08193
Mãe da Thayse, 2a2m
post publicado no blog Mamãe Neura , em 09/04/13. Disponível em https://mamaeneura.wordpress.com/2013/04/09/reflexoes-sobre-teoria-e-pratica-de-ser-mae-a-dificil-arte-de-amamentar/
Comments